Instituto Brasileiro de Museus

Museu da Inconfidência

Programas e Projetos

Nesta seção, o Museu da Inconfidência apresenta os principais Programas e Projetos realizados pela instituição

Em adequação ao Programa Agenda Ambiental do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/ MinC após assinatura de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P* com o Ministério do Meio Ambiente em 7 de janeiro de 2013, o Museu da Inconfidência apresentou à sociedade o PRIMEIRO EIXO DO SEU PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL, com lançamento em maio de 2013, referente à GESTÃO DE RESÍDUOS em Ouro Preto.

Nesse sentido, o museu realizou e realiza parcerias com outras instituições, tais como: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – PMOP, o Parque Estadual do Itacolomi/ IEF MG, a Brigada I de Incêndio e Divisão Ambiental de Ouro Preto, o SEMAE e o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro – INEA RJ, a fim de dar início às atividades e ações de mobilização junto à comunidade ouropretana e ao público visitante da cidade-patrimônio no que tange à importância de uma atuação consciente e contínua relacionada à PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Em tempos de globalização, apesar da gama de informações relativas às questões ambientais e o acesso irrestrito pelo grande público aos veículos comunicacionais existentes, o Museu da Inconfidência dá seu pontapé inicial ao realizar diagnósticos, estudos e implantação de ações que visem à minimização dos impactos ambientais e, consequentemente, na melhoria na qualidade de vida da sociedade.

Assim, o Museu funciona como AGENTE DE MUDANÇA e pulverizador das ações necessárias à sensibilização com relação a práticas e atitudes no seu próprio espaço e em outras instituições do município, auxiliando no processo de inserção da RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL e da SUSTENTABILIDADE nas atividades públicas.

*A A3P é um projeto iniciado pelo Ministério do Meio Ambiente em 1999 e possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, no âmbito da Administração Pública. Reconhecida pela UNESCO em 2002.

EIXOS DO PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA

1º EIXO – GESTÃO DE RESÍDUOS – COLETA SELETIVA

2º EIXO – CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA

3º EIXO – CONSUMO DE PAPEL E PLÁSTICOS

Publicações do Programa Socioambiental MDINC