Nesta seção, o Museu da Inconfidência apresenta os principais Programas e Projetos realizados pela instituição

Em adequação ao Programa Agenda Ambiental do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM/ MinC após assinatura de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P* com o Ministério do Meio Ambiente em 7 de janeiro de 2013, o Museu da Inconfidência apresentou à sociedade o PRIMEIRO EIXO DO SEU PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL, com lançamento em maio de 2013, referente à GESTÃO DE RESÍDUOS em Ouro Preto.
Nesse sentido, o museu realizou e realiza parcerias com outras instituições, tais como: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – PMOP, o Parque Estadual do Itacolomi/ IEF MG, a Brigada I de Incêndio e Divisão Ambiental de Ouro Preto, o SEMAE e o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro – INEA RJ, a fim de dar início às atividades e ações de mobilização junto à comunidade ouropretana e ao público visitante da cidade-patrimônio no que tange à importância de uma atuação consciente e contínua relacionada à PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
Exposição ‘Orixás’, com peças feitas em lata pelo artista Cristiano Inauguração da exposição ‘Orixás’, em 2014 Visita educativa na galeria – Anexo I O artista explica o processo de construção dos orixás Oficina de reciclagem no auditório Detalhe do corte para formação de ornatos em lata
Em tempos de globalização, apesar da gama de informações relativas às questões ambientais e o acesso irrestrito pelo grande público aos veículos comunicacionais existentes, o Museu da Inconfidência dá seu pontapé inicial ao realizar diagnósticos, estudos e implantação de ações que visem à minimização dos impactos ambientais e, consequentemente, na melhoria na qualidade de vida da sociedade.
Assim, o Museu funciona como AGENTE DE MUDANÇA e pulverizador das ações necessárias à sensibilização com relação a práticas e atitudes no seu próprio espaço e em outras instituições do município, auxiliando no processo de inserção da RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL e da SUSTENTABILIDADE nas atividades públicas.
*A A3P é um projeto iniciado pelo Ministério do Meio Ambiente em 1999 e possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, no âmbito da Administração Pública. Reconhecida pela UNESCO em 2002.
Sustentar 2013 – BH O artista Cristiano explica seu trabalho no stand do Sustentar 2013 Margareth Monteiro apresenta o programa do stand do MDINC
EIXOS DO PROGRAMA SOCIOAMBIENTAL DO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA
1º EIXO – GESTÃO DE RESÍDUOS – COLETA SELETIVA
2º EIXO – CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA
3º EIXO – CONSUMO DE PAPEL E PLÁSTICOS
Publicações do Programa Socioambiental MDINC