Museu da Inconfidência, UFOP e Embaixada do México realizarão seminário sobre lutas anticoloniais na América Ibérica

publicado: 15/03/2024 17h07, última modificação: 15/03/2024 17h20

No dia 7/3, o diretor do Museu da Inconfidência (MIn), Alex Calheiros, reuniu-se com o conselheiro de assuntos culturais do México no Brasil, José Manuel Cuevas López, para formalizar parceria entre o Inconfidência e a Embaixada Mexicana. Junto à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Museu da Inconfidência receberá em outubro deste ano, um seminário formado por convidados de amb as nacionalidades, com a proposta de debater acerca das lutas anticoloniais na América Ibérica.

Foto: Fabiana Moura

A articulação entre as instituições, parte da intenção em estabelecer diálogos e colaborações com órgãos e instituições nacionais e internacionais, por meio da abordagem de temas e histórias comuns às contadas e expostas no museu.

Fruto do planejamento da atual gestão do MIn, o seminário será potencializador de debates sobre o papel dos museus históricos e suas representações dos processos de luta anticoloniais. De acordo com Alex Calheiros, “o Inconfidência, por abrigar a história de um dos movimentos de contestação à Coroa, tornou-se exemplo de instituição que busca intensificar uma discussão decolonial”.

Além disso, essa perspectiva também corrobora a missão museal do Inconfidência em se reposicionar com relação a temas como este. “A proposta de compreender as concepções presentes no acervo de longa duração do Inconfidência, faz parte de uma série de intervenções para viabilizar debates sobre questões sensíveis que a história nos obriga a repensar”, finaliza Calheiros.