Instituto Brasileiro de Museus

Museu da Inconfidência

Arquivo

Fotografia com vista panorâmica de Ouro Preto, em 1875 (Foto: Aldo Araújo)

O Arquivo Histórico atende principalmente aos pesquisadores da área de História, técnicos da instituição e do Poder Judiciário.

O acervo é formado por bases de inventários, testamentos, ações cíveis, decisões judiciais e documentos relativos a crimes.

As consultas podem ser realizadas de terça a sexta, das 13h às 17h, mediante agendamento prévio pelo telefone (31) 3551-1378, com no mínimo 24h de antecedência, para verificação da disponibilidade do acervo.

CLIQUE AQUI para acessar a Base de Dados.

O arquivo se localiza na Casa do Pilar, 76, em Ouro Preto (MG).

Casa do Pilar, local onde se localiza o Arquivo Histórico, Biblioteca e Setor Educativo do MDINC (Foto: Aldo Araújo)

Musicologia no MDINC

Com um acervo majoritariamente nacional, composto por documentos datados desde o final do século XVIII até o início do XX, o setor de Musicologia trabalha com manuscritos, impressos, obras didáticas e de conteúdo sacro e popular.

Foi criado em 1983, sob a coordenação do Prof. Dr. Régis Duprat, quando recebeu a Coleção Francisco Curt Lange de manuscritos musicais, resultado de pesquisas realizadas pelo musicólogo nas décadas de 1940 e 50, em diversas cidades mineiras. Na ocasião, houve ainda a incorporação de mais três coleções oriundas de Campanha, Ponte Nova e Pitangui, carentes de qualquer tratamento musicológico. Ao longo do tempo, três novas coleções foram incorporadas: a do Arquivo Público Mineiro e duas de famílias do município de Ouro Preto.

O Arquivo Histórico desenvolve trabalhos de coleta, conservação, catalogação dos acervos do Museu da Inconfidência e de outras instituições, microfilmagem, pesquisa e transcrição de obras, além de promover a divulgação do patrimônio musical brasileiro. Lançou até agora sete livros entre catálogos, obras transcritas, anais de seminário e um CD.

Como atividade paralela, vem sendo emprestada colaboração para a pesquisa e a catalogação dos acervos das bandas de música da cidade. Anualmente, realiza um encontro das bandas de Ouro Preto e região e Seminários de Música que pretendem reunir pesquisadores para a discussão dos temas que visam fomentar o desenvolvimento do setor. Ocasionalmente, organiza exposições temáticas e presta assistência técnica a outros repositórios de documentos musicais da região.

Base da dados – MIMUS

A finalidade da Base de Dados de Musicologia é disponibilizar informações das obras depositadas em seu acervo. São descrições metódicas e detalhadas de cada obra, com a inserção de incipit musical, informações adicionais encontradas no documento e a indicação da existência de cópia em outros acervos conhecidos.

CLIQUE AQUI para acessar a base MIMUS.