Museu da Inconfidência abre a exposição “Refundação”!

publicado: 13/08/2024 17h33, última modificação: 21/10/2024 11h02
#ParaTodosVerem: A imagem apresenta um fundo branco texturizado com uma ilustração parcial e sutil de um edifício histórico em tons de cinza claro. Sobre esse fundo, há textos em vermelho escuro e preto. No canto superior esquerdo, lê-se “Abertura:” em vermelho, seguido por grandes letras em vermelho que formam a palavra “REFUNDAÇÃO”, dividida verticalmente em três partes. No centro-direito da imagem, em letras vermelhas menores, está escrito “aniversário de 80 anos do Museu”. Abaixo, também em vermelho, está a data e horário do evento: “10/08 às 16h”. Logo abaixo, em letras menores, há detalhes sobre a visitação: “de 10/08 a 10/11, Terça a domingo, 10h às 18h, Acesso até às 17h, Entrada gratuita”.No canto inferior direito, em letras vermelhas, está o nome e endereço do local: “Museu da Inconfidência, Praça Tiradentes, 139, Centro Histórico, Ouro Preto – MG”. Na parte inferior, há logos de diversos apoiadores e instituições em preto, incluindo MSTC, Recupa, Verbo, ministério da Cultura, Ibram, e do MIn.

Dia 10 de agosto, às 16h, o Museu da Inconfidência abre a exposição “Refundação”! Concebida colaborativamente entre artistas, curadores e agentes culturais, sua primeira versão aconteceu em 2023 em São Paulo, na Galeria Reocupa – um espaço de exposições de arte contemporânea que fica no subsolo da Ocupação 9 de Julho, do MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro).

A exposição conta com aproximadamente 100 artistas e nesta edição, inclui artistas mineiros convidados. Nela, o público poderá ver obras site-specifics, performances e diversos formatos em diálogo com as peças do acervo do Museu da Inconfidência, de modo a gerar novas reflexões a respeito de sua coleção.

Junto com a luta do MSTC, a galeria Reocupa tem realizado mostras que propõem debates sobre a desigualdade social, a luta por moradia digna e o acesso à cultura; temas que também precisam ser debatidos em Ouro Preto. Nesse sentido, a exposição Refundação e a coletividade nela envolvida são novos modos de cooperar que o Museu apoia.

A exposição chega para fortalecer o reposicionamento institucional do Museu da Inconfidência, momento no qual, a partir de inúmeras iniciativas, a instituição vem ampliando o diálogo com diversos públicos e revisando suas narrativas expográficas. E fazendo parte desse projeto, a exposição comemora um importante momento em que a nossa instituição alcançou, onde completará o 80º aniversário em agosto!

Venha celebrar com a gente!

Serviço:
Exposição “Refundação”
10 de agosto a 10 de novembro
Praça Tiradentes, 139 – Centro
De terça a domingo – 10h às 18h (entrada até às 17h)
Entrada gratuita