Instituto Brasileiro de Museus

Museu da Inconfidência

Acervo Museológico

Escultura de Nossa Senhora da Conceição, de autoria de Xavier das Conchas. Século XIX. Acervo MDINC/Ibram (Crédito da imagem: Aldo Araújo)

Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.

A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.

Reserva Técnica

Localizada em prédio anexo ao Museu da Inconfidência, a Reserva Técnica acondiciona cerca de 60% do acervo museológico da instituição. Com estruturas confeccionadas em chapas de aço tratadas especialmente para a conservação das coleções, o espaço apresenta trainéis articuláveis, porta-pallets, armários embutidos, monta-carga, prateleiras, mesas corrediças e módulos deslizantes, seguindo os mais rigorosos padrões técnicos.

O controle do conjunto armazenado é feito por meio de um sistema de catalogação denominado SCAM, especialmente desenvolvido pelo Setor de Documentação  Museológica, que permite fácil gerenciamento e segurança do acervo. A catalogação, a pesquisa e o monitoramento do estado de conservação das peças são ações contínuas, desenvolvidas por museóloga em parceria com os profissionais do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu.

Utilizando modernos equipamentos técnicos, é feita a medição das condições ambientais para garantir a integridade do patrimônio cultural, preservando a memória do país.