Documentação Museológica
A Documentação Museológica tem a finalidade de resgatar, organizar e disponibilizar informações sobre o acervo. Entre suas atribuições, está a guarda de documentos relacionados com a aquisição e movimentação dos objetos, além de relatórios técnicos, inventários e fichas de catalogação gerados a partir dos anos de 1940, que são fontes de referência para a produção de novos dossiês.
A área atua em colaboração com os setores que trabalham diretamente com os objetos, como é o caso do Laboratório de Conservação e Restauração, disponibilizando dados para as intervenções que devam ser realizadas. Em contrapartida, desses parceiros eventualmente chegam informações que complementam a história dos objetos.
Gerenciamento do acervo
Para atender com agilidade a todo tipo de demanda interna e externa de subsídios acerca do que se encontra na exposição permanente, na reserva técnica ou em outras localizações, foi criado o Sistema de Controle do Acervo Museológico do Museu da Inconfidência – SCAM para Windows.
Esse sistema computacional armazena e fornece informações e imagens sobre o acervo. Mais de quatro mil objetos se encontram em seu banco de dados, que é continuamente alimentado. Dessa forma, estudos mais aprofundados enriquecem as pesquisas inicialmente realizadas. O tratamento das informações e sua inserção padronizada no sistema contribuem para uma eficiente recuperação dos dados.
O SCAM para Windows começou a ser implementado em 1996, resultado de parceria realizada com a Universidade Federal de Ouro Preto.
Tainacan – Acervo on line
Ao longo de 2019, o conteúdo do SCAM foi migrado para a plataforma Tainacan, estando disponível on line a pesquisadores e interessados, permitindo, de forma dinâmica, o acesso aos itens da coleção museológica do MDINC no ambiente virtual.
Clique AQUI para ter acesso às coleções através da plataforma Tainacan.