Instituto Brasileiro de Museus
Museu da InconfidênciaOrgulho LGBTQIAPN+
No dia 28/6, o Museu da Inconfidência recebe o evento “Café com Orgulho”

ORGULHE-SE! A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e com apoio do Museu da Inconfidência, promove o encontro Café com Orgulho, que será realizado amanhã (28/6), a partir das 15h, no anexo do Museu da Inconfidência.
A data escolhida para a realização do evento é simbólica, já que em 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, considerada a principal data de resistência a favor da diversidade.
Para o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, receber o Café com Orgulho em suas dependências é mais uma forma de promover a diversidade, a inclusão e o pensamento decolonial, “museus produzem discursos, comunicam ética e, por isso, é preciso reconstruir nossas narrativas históricas”, finaliza Calheiros.
E é nesse contexto, que o encontro pretende reunir a população LGBT+ e gestores municipais para uma roda de conversa, em que políticas públicas e ações voltadas para a população LGBT+ serão apresentadas aos participantes.
“Estamos elaborando as nossas políticas conforme demandas apresentadas pela própria população no Diagnóstico sobre a População LGBT+, realizado no final de 2021, e em experiências de cidades que possuem políticas estruturadas há mais tempo, como é o caso de Belo Horizonte/MG e Fortaleza/CE”, informa o diretor de Promoção Social, Vitor Diniz.
O diretor também fará o anúncio do projeto do Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ (CRA LGBT+), que está sendo implementado na cidade de Ouro Preto, e será um espaço municipal de referência, acolhimento e atendimento psicossocial da população LGBT+. “Seguimos as orientações do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Federal de Assistência Social e articulamos com professores e professoras da Universidade Federal de Ouro Preto, enfatiza Diniz.