Exposição “Decurso”

publicado: 31/10/2023 16h33, última modificação: 03/11/2023 14h17

O Museu da Inconfidência inaugura no próximo sábado, 24 de junho, a partir das 11h, a exposição Decurso, das artistas mineiras Isaura Pena e Júnia Penna e das cariocas Malu Fatorelli e Nena Balthar. A curadoria é do crítico e historiador da arte, Guilherme Bueno.

A exposição propõe quatro reflexões distintas sobre o espaço arquitetônico, especificamente o do Museu da Inconfidência, uma vez que cada artista aborda esse espaço e elabora suas obras de uma maneira própria. Fruto de colaboração existente já há alguns anos, Decurso revela uma nova etapa do diálogo entre as artistas. A mostra reúne obras inéditas e outras que são resultado de um continuado processo de considerações presentes nos trabalhos de cada uma delas.

A proposição dos trabalhos é pensada em suas histórias, que podem aparecer desde a menção de Júnia Penna a elementos construtivos específicos – como o sistema de canalização – à indagação sobre as mãos que construíram o edifício, como Nena Balthar faz poeticamente com seus desenhos que reproduzem raízes de tubérculos, numa metáfora de pessoas emigradas à força.

Obra, O Miradouro, Junia Pena
Obra Nena Balthar

As criações também são elaboradas a partir do pensamento que as projeta: Malu Fatorelli e Isaura Pena trazem desenhos e impressões secas – isto é, uma chapa sem tinta que cria uma marca sobre o papel -, que evocam a relação entre o desenho de projeto e o espaço construído, a ciência do corte de pedras (estereometria) e sua habilidade escultórica de dar forma aos elementos construtivos básicos. Ainda assim, todos os trabalhos, cada um ao seu modo, não se abstêm de pensar as diferentes maneiras nas quais os elos entre espaço e memória se entretecem.

Obra Malu Fatorelli
Obra Isaura Pena

Serviço:

De 25/6 a 28/7, de terça a domingo, das 10h às 18h – acesso até as 17h

Local: Anexo do Museu da Inconfidência – Rua Antônio Pereira, nº 33, Centro (ao lado do prédio principal)