De 11 de novembro a 10 de dezembro, o Museu da Inconfidência vai receber a exposição “Aleijadinho Virtual – o primeiro artista brasileiro”. A mostra vai reunir, de forma inédita, algumas das principais obras do maior mestre do barroco-rococó das Américas.
Será uma experiência interativa em realidade virtual (VR) com exposição de obras do artista em realidade aumentada (AR). Os visitantes poderão se movimentar dentro da experiência, interagir com objetos e até mesmo esculpir um dos 12 Profetas de Aleijadinho enquanto o Mestre os guia no ofício.
Segundo Francisco Almendra, diretor do projeto, a exposição recria Aleijadinho digitalmente de maneira fiel às pesquisas históricas, mas com uma voz contemporânea, ligada em temas atuais. “Hoje em dia ninguém quer viver passivamente como se fazia no passado, queremos interagir, trocar. E é isso que vamos fazer em ‘Aleijadinho Virtual’.
Para Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência, “a mostra tem um caráter mais educativo, já que propõe uma experiência mais imersiva por meio da realidade expandida e virtual. Será importante para aproximação com um público mais amplo, especialmente com grupos escolares de crianças e adolescentes”, conclui.
O projeto foi realizado pelo Studio Kwo XR, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Museu da Inconfidência e do Museu de Congonhas.
A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h – com acesso até às 17h -, mediante agendamento prévio feito pelo site aleijadinhovirtual.com.br. A entrada é franca.