A exposição intitulada Espelho da Vida, da artista Silene Fiuza e de curadoria de Wagner Nardy, será inaugurada neste sábado, 19 de novembro, às 10h, no anexo do Museu da Inconfidência. Na ocasião, artista e curador estarão presentes para conversar com o público.
Silene Fiuza é natural de Belo Horizonte e, além de ser artista plástica, é radiologista. Por trabalhar com as ciências médicas, observando cotidianamente o corpo humano por dentro, ela vislumbrou a possibilidade de envolver a poética desse corpo com as artes visuais, o que resultou em quadros feitos a partir de colagens de material radiográfico.
Em suas obras, a artista também utiliza espelhos que pertenciam à casa de seus pais – imóvel que, atualmente, está à venda. Dessa forma, ela compõe a estética de seu trabalho, por meio da relação entre a memória, a perda e a transformação da vida. Segundo o curador, Wagner Nardy, Silene mostra o corpo em sua forma funcional, através dos órgãos vitais e, esse corpo, causa estranhamento nas pessoas.“A gente quer ver o corpo externo – que é casca – e é esse corpo que interessa na atualidade; mas esse corpo é uma fantasia do organismo e, na mostra, a gente encontra esse organismo repleto de poesia”, pontua o curador.’’
Essa é a primeira vez que a artista expõe em Ouro Preto. Ao longo de sua carreira, Silene já apresentou seu trabalho em vários lugares de Belo Horizonte, dentre eles, o Museu Mineiro. A exposição fica disponível para visitação de 19 de novembro a 10 de janeiro de 2022, de terça a domingo, das 10h às 18h, no anexo do Museu da Inconfidência.