homescontents anadolu yakası escort bostancı escort maltepe escort beylikdüzü escort beylikdüzü escort avcılar escort antalya escort beylikdüzü escort görükle escort bursa escort bayan istanbul escort bayan kayseri escort alanya escort alanya escort istanbul escort beylikdüzü escort grandpashabet https://kayserimod.com/
homescontents

Exposição Nosso Descanso é Carregar Pedras encerra na próxima semana

A exposição do mês de agosto – Nosso Descanso é Carregar Pedras, de Márcio Almeida, e curadoria de Wagner Nadir -, está em sua última semana e fica disponível para visitação até a próxima quarta-feira (7/9), na sala Mestre Ataíde, localizada no anexo do museu.

A exposição é composta por diversos cartões de ponto de frequência, com desenhos de pedra sobre eles. A obra teve como base a outra produção do artista intitulada Honra ao Mérito, exposta na Bienal do Barro em 2014, que fazia relação com o trabalho. Inclusive, uma das partes da mostra era um móvel de guardar cartões de ponto. Com isso, durante a montagem, Márcio começou a pensar nos cartões e nas suas relações com o exercício do poder, do trabalho e suas muitas implicações no âmbito político.

Em 2017, teve acesso aos registros da área de Recursos Humanos de um Hospital Maternidade desativado e encontrou mais de 5 mil cartões de ponto reais. Com isso, desenhar pedras em cada documento, foi a maneira de denunciar os abusos revelados pelas horas de trabalho ali registradas.

Para pensar na composição do trabalho, Márcio também fez relação entre a arquitetura da empresa e a vigilância que o empregador exerce sobre o empregado. Segundo o artista, os relógios de ponto ficam localizados em locais estratégicos, como se “vigiassem” o horário de entrada, de almoço e de saída dos trabalhadores. “É uma maneira total de controle e vigilância”, afirma o artista.

Márcio ainda ressalta os novos significados que a obra ganha ao estar em Ouro Preto. “A pedra é importante para o trabalho (no município), e na própria construção da cidade; ela estava muito próxima da labuta dos trabalhadores”, destaca. Além disso, tem a relação com as pedras preciosas e com os artesanatos feitos com pedra sabão, que são um dos pontos fortes do turismo, da economia e da cultura local.

Parte dos pontos adquiridos por Márcio serão exibidos no Museu de Arte de Bremen, na Alemanha. No Museu da Inconfidência, a exposição fica disponível até 7 setembro, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.