Precisamos discutir a apresentação e a exposição de passados sensíveis no Museu da Inconfidência como, entre outros, a escravidão e o racismo. É com este propósito que iniciamos o 1º ciclo de palestras do projeto “Este objeto, o que ele nos fala?, cuja temática é “os objetos museológicos a a trivialização da escravização”.
Há “O Tronco”. Assim como há vários outros objetos em exibição no Museu da Inconfidência que evocam a violência da escravização. A maneira pela qual são exibidos, especialmente os objetos de suplício e tortura, não permitem pensar as lutas por liberdade das pessoas escravizadas.
Em poucas palavras, a exibição exclusiva ou destaque excessivo a objetos relacionados ao controle e à violência sobre os escravizados reforça uma visão homogênea do processo histórico que contribui para subalternizar a experiência histórica da população afro-brasileira.
Vamos falar sobre objetos e passados sensíveis? Acompanhe e participe do nosso primeiro encontro, que acontecerá nesta segunda-feira, 13 de novembro, às 15h, pelo canal do YouTube do Museu da Inconfidência. O debate ficará gravado e disponível para visualização.