Museu apresenta obras estruturais em parceria com a Secretaria de Turismo de Ouro Preto

publicado: 29/11/2020 12h07, última modificação: 29/11/2020 12h10

Nesse período pandêmico, apesar de fechado ao público há oito meses, o Museu da Inconfidência mantém o trabalho de manutenção de seus prédios e conservação de acervos de forma ininterrupta.

Fachada do Museu da Inconfidência com chafariz pintado e com árvore decorativa do Natal 2020 (Divulgação: MDINC)

Essa semana, em função de parceria realizada entre a Direção do MDINC e a Secretaria de Turismo de Ouro Preto, o museu teve restabelecida a sua iluminação externa e agora apresenta o chafariz pintado. A unidade museológica participa também do projeto de luzes de Natal, que contempla a árvore decorativa colocada na parte frontal da antiga Casa de Câmara e Cadeia.

Sobre o chafariz
Localizado na Praça Tiradentes e integrado ao edifício do Museu da Inconfidência, o chafariz do tipo parietal foi construído em alvenaria de pedra, revestido de argamassa e pintado na cor branca. Apresenta elementos decorativos compostos por cantaria de quartzito: bacia, bojos, pilastra, coroamento e painel. O chafariz é datado do século XVIII, entre 1733 e 1740.

Originalmente o bem cultural foi construído e instalado na Ponte de Ouro Preto, no bairro do Pilar, sendo transferido para a Praça Tiradentes em 1846, sendo inaugurado no dia 9 de dezembro do mesmo ano em homenagem à maturidade de D. Pedro II (18 anos).

Fonte: MDINC