Museu da Inconfidência celebra seu 75º aniversário em 2019

publicado: 09/08/2019 16h06, última modificação: 12/11/2019 17h38

Nesta sexta-feira, o Museu da Inconfidência celebrou a data comemorativa de seus 75 anos de existência, na cidade histórica de Ouro Preto. A solenidade teve início às 10h na Sala da Inconfidência, com a presença de personalidades da área cultural, ex-funcionários, membros de sua equipe e convidados. A diretora do museu, Margareth Monteiro, fez um discurso relatando a importância da data e da instituição, bem como da transferência em empréstimo da pintura “Leitura da Sentença de Tiradentes”, restaurada pelos profissionais Aldo Celso Araújo e Eva Zaldivar, para compor o circuito expositivo do museu.

A restauração desse significativo bem cultural se deu com o patrocínio da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, parceira nesse projeto de transferência da pintura histórica da Câmara Municipal de Ouro Preto para o Museu da Inconfidência, pelo período de 5 anos.

Estiveram presentes no evento: o diretor do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a representante do órgão em MG, Cláudia Chaves, o ex-secretário de cultura do estado, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, o ex-diretor do Museu, o escritor Rui Mourão, o presidente da Loja Maçônica e diversos membros da entidade, além do Prefeito Júlio Pimenta, diretora da Fundação Gutierrez, Sra. Angela, o Secretário de Cultura do Município, Zaqueu Astoni entre outros.