Museu da Inconfidência celebra seus 78 anos

publicado: 25/08/2022 17h21, última modificação: 21/10/2024 11h06

Na última terça-feira (23) o Museu da Inconfidência – MDINC realizou uma comemoração em homenagem aos 78 anos de história do museu. Na oportunidade foi feito a doação do testamento de Marília de Dirceu, o lançamento do documentário 20 giros e a apresentação do Quarteto da Academia Orquestra Ouro Preto.

Estiveram presentes ao evento o prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo que fez a entrega do testamento de Marília de Dirceu, ao diretor do museu Alex Moura. O documento fará parte do acervo do museu e, em breve, estará disponível para acesso da população.

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, Pedro Mastrobuono, também participou do encontro, e destacou a importância social do museu na sociedade: “o museu não é um lugar estático, um centro expositivo somente, é um lugar de fruição e ressignificação cultural’’.

Já o documentário 20 giros conta um pouco da história do relógio do museu, a partir da vivência do senhor Itatiaia, responsável por fazer o relógio funcionar há 29 anos. Nele, está destacado o cuidado com o objeto e a sua importância. Afinal, o relógio é testemunha dos mais de 300 anos da história de Ouro Preto.

Por fim, o Quarteto da Academia Orquestra Ouro Preto encerrou as atividades tocando composições de autores renomados no campo da música erudita.