Museu da Inconfidência disponibiliza acervo online em seu novo site institucional

publicado: 02/12/2019 14h47, última modificação: 29/03/2020 18h33

No dia 6 de dezembro, sexta-feira, o Museu da Inconfidência (MDINC/Ibram) realiza evento de lançamento de grandes novidades: o novo site institucional e o acervo museológico online, este por meio da plataforma Tainacan, fruto de parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Universidade Federal de Goiás.

A migração de dados teve início em 2019 e a disponibilização das coleções no universo web materializa um dos pontos chave do Programa de Acervos do Plano Museológico do MDINC 2019-2022. A importância da divulgação dos acervos ao público se propaga ainda mais com essa inclusão do acervo online do Museu da Inconfidência, fechando a série de museus do Ibram localizados em Minas Gerais que adotaram a plataforma Tainacan para pesquisa e promoção de seus acervos institucionais.

No caso do Museu da Inconfidência, os dados principais de um universo de cerca de 4.600 objetos estarão disponíveis para consulta do público na web. Os internautas poderão navegar por importantes itens da coleção, como: os pastores de Antônio Francisco Lisboa, o ‘Aleijadinho’; pinturas de Manoel da Costa Athaíde; a N. Sra. da Conceição, de Xavier das Conchas; além de porcelanas; acessórios de transporte; as traves da forca de Tiradentes; o mobiliário típico dos séculos XVIII e XIX e tantos outros testemunhos históricos integrantes não apenas do circuito expositivo como também por peças localizadas em outros espaços físicos do museu ou emprestados a outras instituições, a exemplo da tela ‘Paisagem Imaginária de Minas’, exposta atualmente no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto