Museu da Inconfidência participa do evento Museus Mineiros no Divã

publicado: 23/11/2022 16h59, última modificação: 10/03/2023 15h01

O evento “Museus Mineiros no Divã: olhar pra trás, olhar pra dentro, olhar pra frente” acontece no dia 29 de novembro, a partir das 9h, e tem por objetivo propor diálogos entre museus, comunidade acadêmica e sociedade civil sobre silenciamentos e resistências a respeito das representações raciais nos museus mineiros. O evento é uma colaboração entre Museu da Inconfidência – MdInc, Museu Casa do Contos, Mina Du Velosos, Museu Mineiro e Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos – Muquifu, de Belo Horizonte.

A atividade é uma homenagem ao Dia da Consciência Negra (20/11). Assim, foi idealizado um seminário-percurso – com visitas mediadas aos museus participantes -, com o propósito de refletir sobre a inclusão de novas narrativas relacionadas ao discurso racionalizado. Segundo o diretor do MdInc, Alex Calheiros, “é como o título do evento sugere, uma espécie de “psicanálise” das instituições; vamos analisar a caminhada que os museus fizeram até aqui e os problemas que implicam a sua condução”.

O “Museus Mineiros no Divã” também pretende identificar, por meio do diálogo, situações questionáveis presentes em cada projeto expográfico, de forma a repará-los. Para Alex, “é uma boa oportunidade para falar sobre o tema, sobre os encaminhamentos que cada museu tem dado à questão, assim como levantar as possibilidades de colaboração entre as instituições sediadas em Minas Gerais”.

A iniciativa foi da Casa dos Contos, em articulação com o Muquifu. Com isso, o MdInc foi convidado e, em seguida, estenderam o chamado para a Mina do Veloso e o Museu Mineiro. Em conjunto, chegaram à conclusão de que a ação deveria acontecer em mais de um espaço para que cada instituição pudesse ter seu momento de fala.

Para participar, é necessário realizar a inscrição por meio do formulário.

Confira a programação completa:

9h: Abertura – Café no Museu e Visita Mediada
Convidados: Eduardo Evangelista e Douglas Aparecido