Instituto Brasileiro de Museus
Museu da InconfidênciaMuseu da Inconfidência recebe doação de 211 livros

Os livros farão parte do acervo da biblioteca do Museu da Inconfidência. As obras, doadas por Carlos Ribeiro, abrangem a temática da Arte Sacra, barroco mineiro e iconografia cristã. São de grande importância para o enriquecimento do patrimônio público e, em breve, estarão disponíveis para consulta de pesquisadores e estudantes.
Segundo Carlos, a coletânea pode ser dividida em três áreas. A primeira é sobre Arte Sacra e a segunda fala, especificamente, do barroco e do barroco em Minas Gerais. O terceiro eixo, Carlos classificou como iconografia cristã. “São livros que contam a vida dos santos e de símbolos usados na religião cristã, que servem como fonte de pesquisa para identificar imagens e atribuir a qual santo ou santa está representado ali”, pontua. O colecionador também comenta que a partir dos atributos trazidos nas histórias, torna-se possível identificar os santos representados.
Para o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, as doações são muito importantes para o enriquecimento cultural da biblioteca do museu, assim como para o patrimônio público de modo geral, ao proporcionar à sociedade acesso gratuito e de qualidade a práticas e experiências culturais. “Reconhecer esse gesto também é um modo de sensibilizar outras pessoas a contribuírem com as melhorias dos nossos equipamentos culturais’’, comenta Alex.
Quem é Carlos Ribeiro?
Nascido em 1952 na capital Rio de Janeiro. Formou-se em Engenharia em Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica – PUC do Rio de Janeiro e começou a trabalhar na Hewlett-Packard Company, a HP. Se mudou para São Paulo em 1980 para trabalhar na mesma empresa. Ao se aposentar, em 2006, mudou-se para o interior de Minas Gerais, onde adquiriu um sítio para realizar o sonho de morar perto da natureza. Nele, cuidou e restaurou de suas antiguidades, documentou as coleções e, ainda, fez violões! Agora, está praticando o desapego e espera que outras pessoas possam desfrutar e aprender com os conteúdos do acervo.
Carlos decidiu doar parte de suas obras para o Museu da Inconfidência, pelas conexões tanto da história como da própria cidade em que o museu está localizado. Pelo fato da biblioteca ser bem estabelecida, acredita que o Inconfidência foi o local mais apropriado para as doações. “É uma satisfação grande fazer com que esse conjunto de livros possa ser divulgado e acessado por mais pessoas e que elas possam aprender sobre esses temas que me encantam até hoje’’, comenta.
Sobre a biblioteca
O acervo bibliográfico composto por mais de 17 mil volumes encontra-se disponível na Biblioteca Rui Mourão, localizada no Anexo III do Museu da Inconfidência, a Casa do Pilar.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo setor, estão: catalogação, registro e indexação de novas aquisições; alimentação e revisão das estruturas e dos conteúdos da base de dados; disseminação das coleções do acervo bibliográfico por meio de atendimento ao público, pesquisas e levantamento bibliográfico; conservação e preservação do acervo.
No momento, apenas pesquisadores e estudantes têm acesso à biblioteca. No acervo, estão disponíveis livros, periódicos, obras de referências, publicações avulsas, teses, monografias e obras raras. Os títulos pertencem às diversas áreas do conhecimento, com ênfase em História de Minas, Museologia, Artes, Literatura e Religião.
As consultas são realizadas mediante agendamento prévio pelo email talita.silva@museus.gov.br
Endereço: Rua do Pilar, nº76 – Ouro Preto/MG.
Como fazer uma doação
Para realizar sua doação é preciso entrar em contato com o Museu e informar os exemplares a serem doados. A partir disso, o pedido passa por uma análise da Comissão de Aquisição e Descarte, que verifica a pertinência e a importância das obras. Além disso, avaliam se o Museu terá condições de realizar a manutenção dos materiais doados.
Para mais informações sobre o processo de doação, entre em contato pelo endereço: talita.silva@museus.gov.br