Museu da Inconfidência recebe doação de 211 livros

Os livros farão parte do acervo da biblioteca do Museu da Inconfidência. As obras, doadas por Carlos Ribeiro, abrangem a temática da Arte Sacra, barroco mineiro e iconografia cristã. São de grande importância para o enriquecimento do patrimônio público e, em breve, estarão disponíveis para consulta de pesquisadores e estudantes.

Segundo Carlos, a coletânea pode ser dividida em três áreas. A primeira é sobre Arte Sacra e a segunda fala, especificamente, do barroco e do barroco em Minas Gerais. O terceiro eixo, Carlos classificou como iconografia cristã. “São livros que contam a vida dos santos e de símbolos usados na religião cristã, que servem como fonte de pesquisa para identificar imagens e atribuir a qual santo ou santa está representado ali”, pontua. O colecionador também comenta que a partir dos atributos trazidos nas histórias, torna-se possível identificar os santos representados.

Para o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, as doações são muito importantes para o enriquecimento cultural da biblioteca do museu, assim como para o patrimônio público de modo geral, ao proporcionar à sociedade acesso gratuito e de qualidade a práticas e experiências culturais. “Reconhecer esse gesto também é um modo de sensibilizar outras pessoas a contribuírem com as melhorias dos nossos equipamentos culturais’’, comenta Alex.

Quem é Carlos Ribeiro?

Nascido em 1952 na capital Rio de Janeiro. Formou-se em Engenharia em Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica – PUC do Rio de Janeiro e começou a trabalhar na Hewlett-Packard Company, a HP. Se mudou para São Paulo em 1980 para trabalhar na mesma empresa. Ao se aposentar, em 2006, mudou-se para o interior de Minas Gerais, onde adquiriu um sítio para realizar o sonho de morar perto da natureza. Nele, cuidou e restaurou de suas antiguidades, documentou as coleções e, ainda, fez violões! Agora, está praticando o desapego e espera que outras pessoas possam desfrutar e aprender com os conteúdos do acervo.

Carlos decidiu doar parte de suas obras para o Museu da Inconfidência, pelas conexões tanto da história como da própria cidade em que o museu está localizado. Pelo fato da biblioteca ser bem estabelecida, acredita que o Inconfidência foi o local mais apropriado para as doações. “É uma satisfação grande fazer com que esse conjunto de livros possa ser divulgado e acessado por mais pessoas e que elas  possam aprender sobre esses temas que me encantam até hoje’’, comenta. 

Sobre a biblioteca

O acervo bibliográfico composto por mais de 17 mil volumes encontra-se disponível na Biblioteca Rui Mourão, localizada no Anexo III do Museu da Inconfidência, a Casa do Pilar. 

Dentre as atividades desenvolvidas pelo setor, estão: catalogação, registro e indexação de novas aquisições; alimentação e revisão das estruturas e dos conteúdos da base de dados; disseminação das coleções do acervo bibliográfico por meio de atendimento ao público, pesquisas e levantamento bibliográfico; conservação e preservação do acervo.

No momento, apenas pesquisadores e estudantes têm acesso à biblioteca. No acervo, estão disponíveis livros, periódicos, obras de referências, publicações avulsas, teses, monografias e obras raras. Os títulos pertencem às diversas áreas do conhecimento, com ênfase em História de Minas, Museologia, Artes, Literatura e Religião.

As consultas são realizadas mediante agendamento prévio pelo email talita.silva@museus.gov.br

Endereço: Rua do Pilar, nº76 – Ouro Preto/MG.

Como fazer uma doação

Para realizar sua doação é preciso entrar em contato com o Museu e informar os exemplares a serem doados. A partir disso, o pedido passa por uma análise da Comissão de Aquisição e Descarte, que verifica a pertinência e a importância das obras. Além disso, avaliam se o Museu terá condições de realizar a manutenção dos materiais doados. 

Para mais informações sobre o processo de doação, entre em contato pelo endereço: talita.silva@museus.gov.br