É com imenso pesar que o Museu da Inconfidência, por meio de seus funcionários e colaboradores, lamenta o falecimento do professor, romancista, crítico e ex-diretor do museu, Rui Mourão.
Rui esteve à frente da instituição por 43 anos, os quais foram exercidos com grande competência, conhecimento e dedicação.
Sua notável contribuição na formatação de políticas públicas para o campo museológico deixa um legado imensurável em prol do patrimônio cultural e artístico brasileiro.
Aos familiares e amigos, manifestamos nossa solidariedade e nosso sinceros e profundos sentimentos.
Rui Mourão
Nasceu em Bambuí-MG. Romancista e ensaísta, lecionou Literatura Brasileira na Universidade de Brasília e nas Universidades de Tulane, Houston e Stanford, nos Estados Unidos. Participou dos movimentos das revistas literárias Vocação e Tendência, tendo sido diretor desta última. É membro da Academia Mineira de Letras.
Foi editor do Suplemento Literário do Minas Gerais, chefe do Departamento Cultural da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, diretor-executivo da Fundação de Arte de Ouro Preto, coordenador do Grupo de Museus e Casas Históricas da Fundação Pró-Memória em Minas Gerais e coordenador do Programa Nacional de Museus.
Entre as diversas premiações e medalhas que recebeu, destacam-se o Reconhecimento Especial do Pégaso, na Colômbia, Ficção 2002 da Academia Brasileira de Letras e Homem do Ano no Brasil em 2009 e 2010 (concedido pelo American Biographical Institute dos USA).