Museu da Inconfidência promove a oficina “Árvore de Memórias”.

publicado: 13/08/2024 17h11, última modificação: 21/10/2024 10h57
#Paratodosverem: A imagem mostra quatro jovens sorridentes, um homens e três mulheres, que estão posando juntos para uma foto. Eles estão de pé em frente a um pano de fundo natural com algumas plantas e uma parede de terra. No centro, há um banner escrito “Festival da Terra” em letras cursivas, com pequenos desenhos coloridos presos nele. Todos os jovens estão usando camisetas pretas com um logo branco, representando um prédio histórico, e estão vestidos de maneira casual. À esquerda, há uma estrutura decorativa colorida, que parece ser uma espécie de barraca ou tenda. O chão é de terra batida, e o ambiente parece ser ao ar livre.

O Museu da Inconfidência, por meio do Núcleo de Educação Museal e Mediação, promoveu nos dias 21 e 22 de junho, a oficina “Árvore de Memórias”. A ação fez parte da programação do Festival da Terra – 2024, que é realizado por meio da colaboração dos moradores da Santa Rita de Ouro Preto/MG – onde acontece – e parcerias atuantes na causa da agroecologia como as Escolas Famílias Agrícolas – EFAs, a Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop, o Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG e outros.

A oficina teve como objetivo coletar relatos dos participantes sobre suas memórias relacionadas ao “Festival da Terra” e sua vivência na comunidade rural de Piedade e Moreira, em Santa Rita. A atividade, aberta ao público, proporcionou uma rede de trocas de memórias utilizando práticas e conceitos da Ecomuseologia, Museologia Experimental e Tecnologia Social da Memória.

Ao final da oficina, a “Árvore de Memórias” estava completa, repleta de histórias que refletiam a diversidade e riqueza das experiências dos participantes. Esta rede de memórias serviu como um testemunho vivo das histórias e vivências da comunidade, destacando a importância da memória coletiva na construção da identidade social.

#Paratodosverem: A imagem mostra uma árvore de galhos secos decorada com folhas de papel colorido, amarradas com fios de lã em várias cores. Cada folha de papel tem mensagens escritas à mão. No centro da imagem, uma mão segura uma dessas folhas, que é cor de rosa. Ao fundo, é possível ver uma cerca de arame e vegetação, sugerindo que a foto foi tirada ao ar livre em um ambiente natural, com montanhas visíveis ao longe e um céu parcialmente nublado.

O Museu da Inconfidência agradece a todos que compartilharam suas memórias e ajudaram a construir essa bela árvore de histórias. A oficina reforça o compromisso do museu com a valorização das narrativas pessoais e coletivas, promovendo a reflexão e o diálogo entre os membros da comunidade.