A 16ª Primavera dos Museus começa neste sábado (17/9) no Museu da Inconfidência.
Do dia 19 ao 25 de setembro, acontece a 16ª Primavera dos Museus. Nesta edição, o evento traz o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, que propõe renovar os olhares sobre o fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.
A programação do Museu da Inconfidência começa mais cedo, no sábado (17/9), com a exposição Da sala ao jardim: ensaios, fruto das experiências e pesquisas plásticas dos integrantes do Grupo Grassar, todos professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. A mostra acontece até o dia 23 de outubro, das 10h às 17h, na sala Manuel da Costa Ataíde e no jardim do anexo do MdInc, que fica ao lado do prédio principal, na Praça Tiradentes, nº 139.
No dia 21, a partir das 12h, haverá o lançamento do vídeo Sobre as 4 Virtudes – Museu da Inconfidência no sec. XVIII, no perfil @museudainconfidência. A proposta é apresentar as figuras de pedra-sabão localizadas nos quatro cantos do telhado (patibanda) do museu, e que representam as virtudes cardeais: Prudência, Justiça, Temperança e Fortaleza. A autoria das obras é atribuída ao português Antônio José da Silva Guimarães.
Já nos dias 22 e 23, das 9h às 17h, a ação Arquivo de Portas Abertas permitirá que comunidade e turistas conheçam os documentos e as instalações do arquivo histórico e de Musicologia e da biblioteca do MdInc, por meio de visita mediada pelos técnicos do setor. O arquivo do museu fica na Casa Setentista do Pilar, situada na rua do Pilar, nº 76, Centro.