Projeto ‘Conhecer para Cuidar’ tem Museu da Inconfidência como parceiro

publicado: 02/12/2019 15h09, última modificação: 29/03/2020 17h53

Neste final de 2019, o Museu da Inconfidência realiza uma ação especial voltada à Educação Patrimonial ao participar do Projeto ‘Conhecer para Cuidar – Maquetes de Patrimônios’, que elegeu o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia como sua mais recente edição.

De âmbito nacional, o projeto funciona há quase uma década e já selecionou mais de 30 monumentos históricos para implementação de uma Unidade Móvel de Eventos – UME que auxilia na disseminação do Turismo Cultural nas cidades. O objetivo é compartilhar por meio de “convivências lúdicas” e sensibilizar crianças, adolescentes e adultos das comunidades com relação à importância da preservação de bens culturais materiais e imateriais.

A proximidade com alunos e grupos locais se dá com a atuação de educadores, que auxiliam na montagem de kits da maquete do museu. A edição Museu da Inconfidência prevê o atendimento de 2 a 6 de dezembro de aproximadamente 1.200 alunos, nos períodos da manhã e da tarde, com agendamento prévio. A UME permanece de 2 a 5 de dezembro na Estação Ferroviária localizada na Praça Cesário Alvim, na Barra, seguindo no dia 6 para atendimento a 600 alunos do Distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto.