No dia 26/2, o Museu da Inconfidência recebeu o grupo de pesquisadores do “Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória”, para uma visita mediada com o diretor Alex Calheiros e o setor educativo do museu.
O Projeto República, coordenado pela historiadora e professora Heloisa Maria Murgel Starling (UFMG), é um centro de pesquisa vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais.
O grupo visitou o Museu da Inconfidência, assim como as demais edificações que compõem o museu, que são: a Casa do Pilar, onde se encontram os arquivos histórico e de musicologia, a biblioteca e o educativo; e, também, o Anexo do Museu da Inconfidência, onde estão situados o auditório, a sala de exposições Manoel da Costa Ataíde e a reserva técnica.
A visita faz parte de uma parceria entre o Projeto República e o Museu da Inconfidência, para a realização de estudos e pesquisas no intuito de reformular a narrativa expográfica.
A proposta, além de resultar numa nova perspectiva da narrativa, trará subsídios atualizados para a curadoria, a educação e a pesquisa.