Museu da Inconfidência fará homenagem à Bárbara Heliodora

publicado: 15/03/2024 17h10, última modificação: 15/03/2024 17h15

Na última sexta-feira, dia 8/3, o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, esteve no município de São Gonçalo do Sapucaí para reunião com representantes da prefeitura do município, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.

Foto: Juliano Moreira

O encontro teve por objetivo organizar uma homenagem à poetisa Bárbara Heliodora, que além de ter exercido papel importante na conjuração mineira, é considerada pioneira na literatura nacional.

No Museu da Inconfidência  há uma lápide simbólica em deferência a sua memória. Em 2019, Bárbara recebeu o títulos de cidadania in Memoriam, pela Câmara Municipal de Outo Preto. Em breve, mais informações sobre os preparativos dessa justa homenagem.

Quem foi Bárbara Heliodora?

Nascida em 3 de dezembro de 1759. em São João Del Rei -MG, Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira foi uma mulher importante na conjuração mineira. Inclusive, algumas pesquisas apontam indicam que ela foi a heroína da Inconfidência.

Como parte da aristocracia, teve uma excelente educação. Gostava de música e poesia, tanto que se tornou uma das pioneiras da literatura brasileira. As poesias de Bárbara são os primeiros registros no Brasil de uma mulher utilizando a escrita como forma de expressão e resistência ao silêncio imposto a elas.

Casou-se com o ouvidor e inconfidente Alvarenga Peixoto e tiveram quatro filhos. O casal cedia a casa para as reuniões dos inconfidentes. Nestas, Bárbara era integrante ativa; participava e imprimia suas opiniões. Após o desfecho da inconfidência e o exílio de Alvarenga na África, sua filha mais velha morre em um acidente e metade dos seus bens são confiscados.

Faleceu de tuberculose aos 60 anos, em 1819, no município de São Gonçalo de Sapucaí. Foi sepultada na Igreja Matriz do município, mas por volta de 1920, seus ossos foram transferidos para o cemitério local e enterrados em vala comum.

O Museu da Inconfidência possui uma lápide simbólica em sua homenagem. Em 2019, recebeu o título de cidadania in memoriam pela Câmara Municipal de Ouro Preto, no Panteão dos Inconfidentes