Museu da Inconfidência é parceiro em livro sobre bicentenário da independência

publicado: 20/12/2022 18h29, última modificação: 14/03/2023 16h54

A publicação complementa a mostra “Atos de Revolta: outros imaginários sobre a independência” – em cartaz no Museu de Arte Moderna – MAM Rio até o dia XXX -, e traz diversos fragmentos históricos dos séculos 18 e 19 (link da matéria). O livro possui texto do diretor do Museu da Inconfidência – MdInc, Alex Calheiros, e de outros integrantes da equipe curatorial da mostra, de escritores contemporâneos e de autores de outras temporalidades como Machado de Assis e Cecília Meireles. O livro, assim como a mostra, busca repensar o processo histórico da independência e abordar os diversos imaginários esboçados do país.

A equipe de produção iniciou os estudos acerca dos temas a serem abordados no livro em maio de 2022. Tendo como referência as fanzines, a publicação apresenta uma junção de fragmentos de documentos, cartas, imagens e obras dos séculos 18 e 19. Segundo Alex, os fragmentos presentes na mostra são “ruínas” do período colonial e significam uma espécie de obstáculo para o futuro, ou seja eles representam a história canônica oficializada que gera o apagamento de outros imaginários sobre a independência.

Já no livro, os artigos históricos do museu apresentados ajudam a enxergar outras histórias que contribuem para reflexão de uma nova visão dos povos que há muito foram invisibilizados. “Ao contrário do que está na mostra, eles significam, talvez, uma passagem para o futuro, como uma espécie de retomada”, pontua Alex. Dessa forma, o público pode ter uma perspectiva diferente sobre a independência e “construir” presente e futuro com narrativas mais plurais e diversas.

Uma das curiosidades encontradas no livro é referente à lista de compras de insumos para cavalos, que Tiradentes vendia no caminho entre Ouro Preto e Rio de Janeiro. O documento faz parte do Arquivo Histórico do MdInc e, de acordo com as pesquisas para a produção do livro, Tiradentes propagava idéias revolucionárias enquanto fazia a venda desses insumos. Assim, essa lista “não é um documento político, mas é um documento usado para acusar o inconfidente”, comentou Alex.

Para o diretor artístico do MAM, Pablo Lafuente, que escreveu o texto de abertura do livro junto com Alex, o estudo feito para produção do livro foi bem extenso e cuidadoso. “Foi um processo de pesquisa intenso em diversos arquivos, e um processo de seleção e agrupação que queria evitar narrativas resolvidas ou completas“, disse Pablo. Vale ressaltar que foram consultados principais arquivos documentais do país, como a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional e Arquivo Histórico do Itamaraty para fazer a pesquisa, além do Arquivo Histórico do MdInc.

A obra possui textos literários inéditos de autoras e autores contemporâneos como Allan da Rosa, Eliana Alves Cruz, Marcio Junqueira, Cidinha da Silva, Edson Kayapó e Edimilson de Almeida Pereira. Além disso, textos não-inéditos de Ana Maria Gonçalves, Basílio da Gama, Fabio Morais, Alvarenga Peixoto, José Roberto Torero, Maria Graham, Cecília Meireles, Machado de Assis e Murilo Mendes.

Também participaram da escrita a curadoria da exposição: Beatriz Lemos, Thiago de Paula Souza, Keyna Eleison, Pablo Lafuente e Alex Calheiros, do Museu da Inconfidência. O livro está disponível para compra na loja do MAM Rio.

Capa do livro / Reprodução MAM Rio